Consagração a Santa Teresinha do Menino Jesus

No passado dia 1 de outubro, dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, 95 pessoas consagraram-se a Deus, por intermédio desta grande santa francesa.

A preparação para esta consagração teve início no dia 6 de Setembro, e foi orientada pelos Arautos do Evangelho que além de proporcionarem 4 conferências on-line,  enviaram textos formativos e breves pensamentos de Santa Teresinha durante 25 dias.

Chegado o grande dia, os consagrandos reuniram-se na casa dos Arautos, no Sameiro, e diante de uma relíquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, durante uma solene Eucaristia, consagraram-se a Deus por intermédio desta grande santa que é doutora da Igreja e padroeira das Missões.

Consagrar significa dedicar a Deus, dedicar-se ao serviço divino, tornar sagrado. Temos a necessidade de renovar a nossa vida devido à fragilidade da nossa natureza humana, somos concebidos no pecado original e existe uma grande dificuldade em perseverar nos bons propósitos! Somos como pássaros que cairiam por terra se não multiplicassem os esforços para manter o voo!… Temos necessidade de renovar os bons propósitos sob pena de cair. 

Este foi o propósito dos Arautos do Evangelho, na comunidade do Santuário do Sameiro. Promoveram uma consagração a Santa Teresinha do Menino Jesus. Nada mais oportuno, para empreender um caminho de verdadeira devoção e autêntica conversão! Consagrarmo-nos a Deus por intermédio daquela que disse: “passarei o meu Céu a fazer o bem sobre a terra”, “depois da minha morte farei cair uma chuva de rosas”. 

Uns dias antes da sua gloriosa morte, Santa Teresinha disse: “pressinto que a minha missão vai começar, a missão de fazer amar a Deus como eu O amo, de dar às almas o meu caminho”. E também “não poderei tomar nenhum descanso até ao fim do mundo, enquanto haja almas para salvar. Mas quando o Anjo disser: «acabou-se o tempo» (Ap 10,6), então descansarei, poderei gozar, porque o número dos eleitos estará completo e todos terão entrado na bem-aventurança e no descanso”. 

Talvez estas sejam as afirmações mais proféticas que Santa Teresinha de Lisieux pronunciou perante as suas irmãs de vocação, em meio aos sofrimentos da sua última doença.

Peçamos a esta mãe das almas, tão solicita e atenta, que nos leve à grande santidade e nos faça perseverar até ao fim, pois só estes serão salvos (Mt 10, 22). Depois desta consagração, poderíamos aplicar à nossa gloriosa protetora as palavras de São Paulo: ela agora “concluirá em nós a salvação que começou” (Filip 1,6), e esta outra “sê fiel até à morte, e eu te darei a coroa da glória” (Ap 2,10)!…

Que Santa Teresinha do Menino Jesus interceda por nós, para que juntos, honremos e glorifiquemos por todos os séculos dos séculos, Aqueles que são o centro dos nossos corações, Jesus Cristo Nosso Senhor e a sua Mãe Maria Santíssima.